domingo, 23 de dezembro de 2012

Vinícius de Moraes que me perdoe, beleza não é tão fundamental assim!

                               As muito feias que me perdoem
                               Mas beleza é fundamental.
                                                  Vinicius de Moraes

Em sua poesia Receita de Mulher¹ Vinícius de Moraes faz uma descrição da mulher ideal, para ele é aquela magra, de pele macia, trejeitos de bailarina com pescoço esguio e corpo firme, e que tenha a característica de ser"(...)nuvem com olhos e nádegas. Nádegas é importantíssimo." -  procurei entender esse trecho da poesia, mas confesso que ainda não consegui compreender o que seria ser "nuvem", será algo que vem e vai e que se molda conforme a imaginação masculina? Vou tentar não me ofender com essa alusão, afinal Vinícius é um dos poetas mais bem conceituados e citados na história da literatura brasileira. Antes que pensem que sou anti poética, gostaria de explicar que citei Vinícius porque muitas pessoas adoram usar esse jargão quando vêem alguma feiura numa mulher.

Existem, hoje, padrões de beleza que nem sempre estão ao alcance de todas, e que, nem sempre são os ideais para determinados biotipos, o que por muitas vezes destroem, se não fisicamente pelo menos psicologicamente, muitas meninas e mulheres que buscam a todo custo se enquadrar no que é imposto por essa ditadura da moda.Vivemos dias de constantes discussões de como lidar com essa problemática, e, segundo o sociólogo Orson Camargo² todas as formas de mídia acabam por intensificar esse paradoxo do culto ao corpo perfeito, mas não são apenas as mulheres que sofrem nesse aspecto, cada vez mais os homens também se vêem cercados por essa esfera dos padrões de beleza.

Não podemos nos esquecer de que a beleza é um conceito social³ que sofreu e sofre transformações ao longo dos tempos e culturas, e o que é mais importante: o que é belo para uns não é necessariamente belo para outros. Na verdade precisamos nos aceitar como somos, cada um com suas características únicas. O nosso principal objetivo deve ser a busca incessante por um corpo saudável que tenha força e vigor para atravessar todas as etapas da vida.

Fica a dica para todos meus amig@s (gordinhos, magrinhos, loiros, negros, altos ou baixos): somos todos lindos pelo que somos e por aquilo que ainda podemos construir em nós mesmos, buscando a perfeição em ser apenas humano.

Bjs a tod@s
Por Priscila Messias
_______________________________________
Fontes de Pesquisa na Web:
¹ http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=202
² http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm
³ http://pt.wikipedia.org/wiki/Beleza

Um comentário:

Priscila Messias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.