sábado, 29 de dezembro de 2012

Mulher de Fases (sobre a TPM)


"A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água. Também pode causar sintomas de depressão, baixa auto estima, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar."  (http://pt.wikipedia.org)

Amig@s,
Sei que o assunto já está enfadonho e é abordado na TV, nas revistas e nos círculos femininos de conversa: a TPM,  independente do veículo e do lugar o tema sempre está em pauta. Mas precisamos falar e repetir quantas vezes forem necessárias para que alguns homens entendam e, queira Deus, respeitem esse período ligado diretamente ao ciclo menstrual de uma mulher em sua fase adulta. Às vezes, nem as próprias mulheres, vítimas desses hormônios oscilantes, percebem seu temperamento e atitudes nesse período, e é preciso que seus companheiros, filhos e amigos as respeite e até as ajude nesse momento delicado, pois ocorre uma mistura de sentimentos e emoções que invadem a mente feminina e que acabam por desencadear o choro, a depressão e uma irritação que surgem sem um motivo aparente. Entendo que para um homem deva ser um pouco complicado, e até confuso, acompanhar esses ciclos hormonais, mas é importante que isso ocorra, pois o problema afeta a todos em volta dessa mulher de fases.
Segundo Mara Diegoli (médica ginecologista e coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo), em entrevista ao Dr. Drauzio Varella¹, o que acontece é que a grande produção do hormônio chamado estrógeno faz com que haja diminuição de um outro hormônio chamado serotonina, este que atua sobre o humor das pessoas, quanto mais serotonina melhor o humor, quanto menor a intensidade dele no organismo, mais instável emocionalmente a pessoa fica. Essa oscilação entre esses hormônios depende do organismo de cada mulher, ou seja, algumas sofrem mais com os efeitos da TPM do que outras. A ginecologista ainda registra que é preciso observar esses sintomas que devem cessar tão logo acabe a menstruação, se a mulher, fora desse período, continuar apresentando comportamentos de agressividade ou depressão uma avaliação médica será necessária, pois pode haver outros problemas que nada têm a ver com o ciclo menstrual.
Se você (mulher) já conhece seu ciclo menstrual ou se você (homem) já percebeu essas oscilações de humor na mulher mais próxima a você, afirmo que nem tudo está perdido, estudiosos informam que existem alimentos e exercícios que podem ajudar a aliviar os desconfortos da TPM. Segundo o site mdemulher ² alguns chás como os de camomila e maracujá ajudam no relaxamento, além disso é importante a ingestão de frutas como banana e figo, e frutos do mar por conter magnésio, substância que pode ficar num baixo nível no organismo da mulher no período pré-menstrual. Já o sal deve ser evitado, pois retem líquido; também é preciso evitar o álcool, chocolates e cafeína por aumentarem a instabilidade emocional, a ansiedade e a insônia. Os exercícios, como as atividades aeróbicas e respiratórias, podem ajudar por estimular a circulação sanguínea e produzir um outro hormônio chamado endorfina que causa sensação de bem-estar.
Enfim, é importante que tod@s (homens e mulheres) se ajudem nessa fase (que é uma das mais difíceis) de uma mulher e que se repete mês após mês; às mulheres fica o recado: cuidem de si mesmas e se observem para que não exagerem, pois independente do seu ciclo menstrual você tem pessoas a sua volta que nada têm a ver com esses altos e baixos dos seus hormônios; e aos homens: cuidem de suas companheiras, mães, irmãs, amigas, sejam pacientes e procure proporcionar, pelo menos nesse período, um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

Um abraço a tod@s!

Por Priscila Messias
Com a colaboração da amiga Míriam Freitas
_______________________________________________________
¹ http://drauziovarella.com.br/mulher-2/tensao-pre-menstrual-2/
² http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2010/08/alimentos-que-ajudam-amenizar-e-combater-a-tpm/

Nenhum comentário: